Chairs: Pedro Meyer Pflug de Moraes Rego Marques, Eduardo Comolatti Ruivo Wever, Isabela de Aguiar de Abreu, Antônio Bento Vidal
Bem-vindo ao Comitê do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Debateremos a proteção dos refugiados climáticos e o papel da ajuda internacional ao longo das sessões. Estamos ansiosos para conhecer todos vocês e ouvir as ideias criativas que cada um apresentar enquanto colaboram com outros delegados neste comitê.
Proteger os refugiados climáticos e lidar com o deslocamento ambiental é de grande importância no mundo de hoje. À medida que as alterações climáticas aceleram, as comunidades vulneráveis enfrentam riscos crescentes de degradação ambiental, eventos climáticos extremos e muito mais. É imperativo que a comunidade internacional ajude os refugiados climáticos, auxiliando-os com o reassentamento e abordando as causas das mudanças do clima mundial.
De acordo com o ODS 17, é desejável que os estados cooperem para resolver conflitos e promover o crescimento sustentável. Especialmente para pessoas deslocadas que não estão sob a proteção de nenhum Estado permanente, a ajuda internacional oferece uma perspectiva de paz e de desenvolvimento. Atualmente, 76% dos refugiados estão localizados em países de baixa e média renda. Em 2022, a ajuda estrangeira total de doadores verificados atingiu um número recorde de 204 bilhões de dólares. No entanto, dada a guerra na Palestina e o aumento do conflito armado em muitas regiões ao redor do mundo, é necessário que os estados-membros mantenham o diálogo para encontrar maneiras de coordenar melhor a ajuda internacional. Para aliviar os atritos logísticos, as ONGs geralmente reconhecem que a ajuda monetária cria impacto com mais facilidade. No entanto, discutir abordagens para a ajuda internacional é crucial para garantir um maior rendimento.
Emirados Árabes Unidos - Daniel Alexandre Monteiro Dos Santos Ferreira
Estados Unidos da América - Rafaela Santos Pioli
Estados Unidos Mexicanos - Breno Sylos
Federação Russa - Felipe Papa De Almeida Vasconcelos
Reino da Espanha - Leticia Yumi Oliveira Kobaiassi
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte - Isabella Martins Camargo
República Árabe Síria - Sharon Emanuelle Souza Gonçalves
República Bolivariana da Venezuela - Isabella Bergelt Mantovani
República da Colômbia - Mateo Oxlade Sé
República da Turquia - Mariana Passiani
República do Sudão - Isabela Martins Fontes Rossi
República Federal da Alemanha - Mariana Miranda Alves Silva
República Francesa - Ana Thereza Halpern Xandó Baptista
República Islâmica do Irã - Luiza Muzel
República Islâmica do Paquistão - Bruno Melis Kauffmann
República Italiana - Matteo Ciarelli Rosa
República Libanesa - Raquel Valente Sposito
Ucrânia - Gabriel de Godoy Maaze Teodosio