Chairs: Felipe Novis Graziano e Carolina Salles de Barros Lati
Este comitê explorará a regulamentação da cannabis, as implicações para a saúde do consumo de cannabis produzida ilegalmente e a crise dos opióides. O objetivo é tornar o mundo mais seguro em relação a essas substâncias, fortalecendo sociedades resilientes. Esperamos criar um ambiente de aprendizado e crescimento mútuo, enquanto discutimos as melhores abordagens para enfrentar esses desafios. Estamos ansiosos para ouvir suas ideias!
O tráfico internacional de drogas envolve redes criminosas que utilizam rotas marítimas, aéreas e terrestres para transportar substâncias ilícitas, explorando avanços tecnológicos e falhas na fiscalização. Além da violência gerada por disputas territoriais, o narcotráfico movimenta bilhões por meio da lavagem de dinheiro, impactando economias e sociedades. A resposta global inclui cooperação entre forças de segurança e estratégias conjuntas, mas a alta demanda por drogas e a corrupção ainda representam desafios significativos no combate a esse crime transnacional.
Uma epidemia sem precedentes de opióides tem se espalhado globalmente, trazendo desafios profundos para a saúde pública e a estabilidade social. Apesar de diversas tentativas de solucionar essa crise, o vício e o uso indevido de opioides continuam persistentes. O número de mortes por overdose também segue aumentando. A ONU deve identificar medidas preventivas para enfrentar essa crise e fortalecer a colaboração internacional no combate ao tráfico de drogas, além de abordar as causas subjacentes do vício em opióides