Órgãos Regionais: União Europeia

Chairs: Isabela Mange Lima, Stella Dantas Noto e Maria Eugênia Cammarota De Abreu

Sala do Comitê: 

Sala Drogasil

Introdução ao comitê

A União Europeia (UE) é uma parceria única entre 27 países europeus, conhecidos como Estados-Membros, ou países da UE. Formada para garantir a paz, estabilidade, cooperação econômica e promover a unificação política e econômica entre seus membros. Esse comitê opera levando em consideração o desenvolvimento das dinâmicas geopolíticas e desafios econômicos complexos que prezam a união e os objetivos da agremiação. Os delegados têm a tarefa de participar no diálogo estratégico e desenvolver soluções inovadoras para aumentar a estabilidade, a prosperidade e a integração de toda a União Europeia diante aos desafios apresentados. 

Tema 1: Desenvolvendo uma Política Unificada de Asilo 

A crise dos refugiados europeus acentuou a necessidade de uma política de asilo coesa e abrangente entre os estados membros da União Europeia. Este tópico convida a uma análise detalhada das abordagens para harmonizar os protocolos de asilo em todo o continente. As discussões se centrarão no ajuste dos quadros jurídicos, na normalização dos processos de pedido e no reforço da cooperação entre os Estados-Membros para garantir a gestão humana e eficiente dos pedidos de asilo. Os delegados discutirão políticas que abordam estratégias de curto e longo prazo, com ênfase no equilíbrio entre a segurança das fronteiras e as obrigações humanitárias. Este tópico se centrará também nas implicações de tais políticas na estabilidade regional e no impacto socioeconómico global na UE. Além disso, os delegados avaliarão o papel das organizações internacionais e das organizações não governamentais no apoio a estes esforços, com o objetivo de aumentar a eficácia das políticas de asilo através do envolvimento multilateral e da partilha de recursos.

Tema 2: Relações com a Turquia e negociações de adesão

As relações entre União Europeia e Turquia e as negociações de adesão são uma faceta complexa e em evolução da diplomacia internacional. Este tópico centra-se na dinâmica multifacetada da política de alargamento da UE e no processo de adesão da Turquia. Os delegados examinarão áreas-chave como os direitos humanos, o Estado de direito, as reformas econômicas e o alinhamento da política externa, que são fundamentais para o avanço das aspirações de adesão da Turquia à agremiação. Os delegados são convidados a debater e criar estratégias inovadoras que possam facilitar o progresso nas negociações, melhorar as relações bilaterais e abordar as preocupações de ambas as partes. Além disso, este tópico irá abordar as implicações geopolíticas da potencial integração da Turquia na UE, incluindo o impacto na estabilidade regional e na integração econômica. O objetivo deste tópico é desenvolver e moldar o futuro das relações UE-Turquia no contexto de assuntos europeus mais amplos. 

Países participantes do comitê 

Reino da Espanha - Joaquim Lerario Ferreira Lopes e Ricardo Carvalho De Castro E Silva 

⁠República da Armênia (Delegação observadora)  - Eduardo Palma De Moraes Barros e Pedro Henrique Lobato Feitosa Brandão 

República da Áustria - Antonella Guzzo Laurenti e Manuela Bassi Lopes De Oliveira 

República da Finlândia - Augusto De Lima Birman e Luigi El Kadri Viscardi 

República Francesa - Julia Coatti Saddy e Julia Souza Aranha De Oliveira Roxo 

República Helênica - Sophia Theodorakis Wohnrath e Valentina Castro Cunha Derenusson Barbosa 

República Portuguesa - Felipe Novis Graziano e Guilherme Bulus Ferreira Pupo 

Sponsors

Parceiros

Colégio Santo Américo
APM CSA